Orquídeas: 8 passoas práticos

As orquídeas são procuradas pela grande variedade de espécies e pela tradicional delicadeza de suas flores, mas como cuidar de orquídeas em casa? O cuidado adequado garantirá uma vida mais longa da planta e uma floração regular, deixando um ambiente maravilhoso!

Confira as dicas abaixo para nunca mais perder uma orquídea:

Orquídea: 8 passoas práticos
Orquídeas: 8 passoas práticos

Escolha muito bem o vaso das Orquídeas:

Se você acha que o vaso da orquídea é apenas um suporte para o crescimento da planta, está muito enganada. O formato do vaso e o material de que é feito, podem afetar muito a saúde da sua orquídea!

Vaso de plástico: Este é o tipo mais comum por ser barato e fácil de encontrar. Um vaso de plástico não absorve água por ser um material não poroso, sendo uma boa opção para orquídeas que precisam de menos água. Possui furinhos no fundo e é um coringa.

Vaso de cerâmica: Ao contrário do plástico, os modelos de vasos de cerâmica retêm mais água na planta, então você pode regar sua orquídea com menos frequência. São mais pesados, mas sua estética dispensa o uso de cachepôs.

Vaso de porcelana: Vasos de porcelana esteticamente agradáveis ​​são impraticáveis ​​para o cultivo de orquídeas. Como geralmente não têm buracos no fundo, a água da rega se acumula, o que pode levar ao apodrecimento das raízes da planta. Em vez disso, use-os com um vaso escondido e deixe o vaso em que a flor é plantada durante a rega e drenagem, ou escolha modelos com fundo e laterais vazados.

Cestos Ocos: Cestos ocos ou vasos com aberturas laterais são excelentes opções para orquídeas epífitas de copa de árvore. As raízes da planta ficam muito expostas ao meio ambiente, o que é perfeito para aeração e crescimento radicular.

Garrafa PET: Uma alternativa durável e barata, a garrafa funciona como um recipiente plástico. Portanto, se você optar por cultivar orquídeas em garrafas PET, não se esqueça de fazer furos no fundo e nas laterais. Como já mencionamos, os furos garantem que o substrato fique arejado e livre de acúmulo de água.

Substrato e adubação das orquídeas:

Existem muitas opções de substratos que podem ser usados ​​como base para o cultivo de orquídeas, e é muito importante a escolha de um bom substrato, para a saúde e o desenvolvimento de sua planta.

Um substrato ideal permite que as raízes da planta arejem e mantenham a humidade adequada. Portanto, a escolha da base pode depender do modelo de vaso escolhido. Por exemplo, vasos de cerâmica contém mais água, então é mais interessante que você escolha um substrato mais seco.

Adubo

Os fertilizantes orgânicos ou químicos contêm substâncias que sua planta não pode produzir sozinha ou coletar da água, então você precisa fornecer um pouco de fertilizante de vez em quando. Uma boa ideia é fazer um pequeno pacote de bokash ou biokash e um tecido poroso (por exemplo cuecas usadas ou TNT) que pode colocar no vaso da orquídea. Mergulhe o pacote e ele liberará lentamente o fertilizante dissolvido em sua planta.

Orquídea: 8 passoas práticos
Orquídeas: 8 passoas práticos

Cuide da Luz

Muitos acreditam que por serem plantas sensíveis as orquídeas não gostam de luz, mas essa informação não é verdadeira. Mesmo as orquídeas serem desombra, elas precisam de luz solar para o pleno desenvolvimento, embora em menor quantidade. De preferência, mantenha suas orquídeas perto de janelas ou em locais que peguem sol no início do dia, entre seis e oito horas da manhã. Você entenderá rapidamente como um pouco de luz afeta sua saúde.

Não pode faltar ventilação

As orquídeas gostam de espaço e circulação de ar, por isso não amontoe suas plantas ou as amontoe em um canto. Evite também usar ar-condicionado, pois tanto o vento frio quanto a baixa umidade podem danificá-las.

Fique atenta a cor das folhas das orquídeas

Se a orquídea tiver folhas verdes bem escuras, é sinal de que ela precisa de mais luz. Se as folhas estiverem amareladas, há muita luz. É melhor guardar em um local onde o sol incide menos ou por menos tempo.

Preste atenção nas pragas

A probabilidade de lidar com pragas depende da localização da sua orquídea – seja dentro ou fora de casa, em apartamento ou casa. Casas ou plantas domésticas geralmente são menos propensas a coisas como lesmas, mas não são as únicas que podem lhe dar trabalho.

Para evitar o aparecimento de pragas, fique sempre atento ao aspecto das folhas das orquídeas e aplique sabão de coco nas folhas com uma escova de dente.

Podas

Não são apenas as pessoas que precisam de produtos esterilizados! Antes de podar a planta, passe a tesoura ou faca que estiver usando sobre o fogo e deixe esfriar. Depois disso, você pode continuar a poda como de costume. Esse processo evita a possível disseminação de doenças, principalmente se mais de uma planta for cortada.

Após o término da floração, não é necessário fazer podas radicais. O ideal é estar sempre atento às reações da planta. Por exemplo: se a ponta do caule estiver seca, mas o restante estiver verde, retire apenas a parte que a planta já rejeitou.

Canela pode ser um excelente remédio

Depois de podar a planta ou se o caule ou os galhos estiverem machucados, esfregue um pouco de canela em pó na área aberta. O tempero vai ajudar a sua orquídea a se recuperar e evitar que as pragas se aproveitem da parte exposta da sua planta.

Orquídeas: 8 passoas práticos
Orquídeas: 8 passoas práticos

O encanto dessas flores vai deixar qualquer um apaixonado, não é mesmo? Em breve seu cantinho estará repleto de orquídeas floridas e saudáveis.

Espero que tenha gostado desse artigo e tenha te ajudado. Comente e compartilhe

Leia sobre Cuidados com a geladeira:

Artigo 1: Limpar a geladeira passo a passo.

Artigo 2: Quando limpar a sua geladeira.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.