Martin Luther King Jr. foi um líder dos direitos civis nos Estados Unidos da América, que nasceu em Atlanta, Geórgia, em 15 de janeiro de 1929 e faleceu em Memphis, Tennessee, em 4 de abril de 1968. Ele se tornou um dos mais apresentaram defensores da não-violência e da justiça social, e lideraram vários protestos pacíficos contra a discriminação racial.

Dia dedicado a Martin Luther King
O legado de Martin Luther King Jr. é enorme e inspira pessoas de todo o mundo a lutar por um mundo mais justo e igualitário. Seus discursos e escritos, incluindo “Carta da Prisão de Birmingham” e “A Urgência Agora”, continuam a ser escritos e citados por pessoas que buscam mudanças positivas em suas comunidades e ao redor do mundo.
Além disso, a celebração nacional em sua homenagem Dia de Martin Luther King (Martin Luther King Day), comemorado periodicamente nos Estados Unidos no terceiro domingo de janeiro.
Curiosidades interessantes sobre Martin Luther King Jr.:
- Seu nome completo era Martin Luther King Jr., em homenagem ao líder religioso alemão Martinho Lutero, que liderou a Reforma Protestante no século XVI.
- King era um excelente aluno e foi admitido no Morehouse College aos 15 anos de idade. Ele se formou em sociologia em 1948.
- Em 1964, King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos.
- O discurso “Eu Tenho um Sonho” foi improvisado em grande parte durante uma Marcha sobre Washington. O trecho mais famoso do discurso, “Eu tenho um sonho”, não estava no discurso original, mas foi acrescentado na hora.
- King liderou uma marcha em Selma, Alabama, em 1965, em defesa dos direitos de voto dos negros americanos. A marcha ficou conhecida como “Domingo Sangrento”, devido à violência policial contra os manifestantes.
- O FBI tinha uma extensa operação de vigilância contra King e sua família, com o objetivo de desacreditá-lo e desacelerar o movimento pelos direitos civis.
- King foi assassinado em Memphis, Tennessee, enquanto cumpria uma campanha de solidariedade aos trabalhadores negros que estavam em greve devido a condições precárias de trabalho.
O Discurso
Martin Luther King Jr. proferiu muitos discursos durante sua vida, mas seu discurso mais famoso e impactante foi o discurso “Eu Tenho um Sonho” (em inglês, “I Have a Dream”), que foi proferido durante uma Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade em 28 de agosto de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington, DC.

I Have a dream (Eu Tenho um Sonho:
Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais.
Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.
Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.
Tenho um sonho, hoje.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.
Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: “O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade.
Frases inspiradoras de Martin Luther King
- “Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença: ‘Consideramos essas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais'”.
- “A escuridão não pode expulsar a escuridão; apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; apenas o amor pode fazer isso.”
- “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares.”
- “A verdadeira medida de um homem não está em como ele se comporta em momentos de conforto e tolerância, mas em como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”
- “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
- “Se você não pode voar, corra. Se você não pode correr, ande. Se você não pode andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
A morte de Martin
Em de abril de 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado em Memphis, Tennessee, enquanto liderava uma marcha em apoio aos trabalhadores negros em greve. O atirador James Earl Ray atirou nele enquanto estava na varanda de um hotel.
O assassinato de King gerou protestos, violência e luto em todo o país. O presidente Lyndon B. Johnson declarou um dia nacional de luto em homenagem a King, e muitos líderes políticos e cívicos condenaram o ato de violência.
James Earl Ray foi pego dois meses depois e confessou o assassinato de King, mas depois se retratou e se declarou inocente. Ele foi condenado por assassinato e sentenciado à prisão perpétua.
A morte de Martin Luther King Júnior foi uma perda trágica para a luta pelos direitos civis e justiça social. Ele foi um líder influente e inspirador que dedicou sua vida à igualdade e liberdade para todas as pessoas, independentemente de raça ou origem. Seu legado continua vivo e ele é lembrado em todo o mundo como um exemplo de coragem, justiça e esperança.