Você sabe que a cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, pois é onde os alimentos são preparados e armazenados. Por isso, limpar a geladeira é fundamental para evitar o acúmulo de sujeira e impurezas que podem levar a sérios problemas de saúde. No que diz respeito às geladeiras, deve-se ter ainda mais atenção, pois se não forem limpas regulares e transferidas, causarão muitos transtornos.
Leite derramado, sopa derramada, alimentos desprotegidos ou vencidos podem deixar a geladeira suja e com mau cheiro, além de contaminar os alimentos com germes, bactérias e fungos, diminuindo a qualidade dos alimentos. O risco é ainda maior com a carne crua, que pode manter bactérias muito perigosas.
Por isso, uma limpeza adequada pode evitar muitos danos à sua saúde, além de uma melhor conservação dos alimentos e do próprio equipamento. Por isso é importante saber quais produtos são bons para limpar a geladeira, já que ninguém quer sentir gosto e cheiro de produtos químicos nos alimentos – sem falar que eles também podem contaminar os alimentos. Para não correr esses riscos e manter sua geladeira higiênica, confira nosso passo a passo abaixo.

Passo a passo em como limpar a geladeira
A limpeza da geladeira não é importante apenas para manter os eletrodomésticos higiênicos, bonitos e protegidos, mas também evita que o gelo se acumule na geladeira, o que pode aumentar a conta de luz. Então fique ligado e siga nosso passo a passo para limpar corretamente sua geladeira:
Passo 1: Retire todos os alimentos e desligue a geladeira.
Antes de tudo é preciso retirar todo o alimento da geladeira e depois desliga-la. Nunca faça uma limpeza geral com ela ligada, assim você não causa nenhum dano ao eletrodoméstico e nenhum acidente com você. Para alimentos que precisam manter a temperatura gelada, separe antecipadamente uma caixa térmica com gelo, assim você não corre o risco dos aliementos estragarem.
Uma outra dica super importande, é aguardar todo o descongelamento da geladeira se ela não for Frost Free. É importante esperar pelo menos uma hora se estiver muito quente, e três horas nos dias mais frio, para fazer uma limpeza completa na geladeira e no freezer. Assim, sem gelo, a limpeza será feita com mais rapidez e precisão, evitando danos à geladeira.

Passo 2: Remova prateleiras e gavetas para limpeza
Comece limpando as prateleiras, gavetas, suporte para os ovos e outras superfícies removíveis em geral. Retire-os da geladeira e lave-os bem na pia com água e detergente. Seque bem antes de devolver e coloque de volta no lugar. Uma dica importante: não lave as prateleiras de vidro com água quente, pois o choque térmico pode quebrar o vidro. Portanto, use água fria ou remova o cesto e deixe-o em temperatura ambiente por um tempo antes de iniciar a lavagem.
Passo 3: Limpando no interior da geladeira
Agora é hora de limpar o interior do aparelho. Nesse hora, é bom evitar o uso de sabão e detergente, pois os alimentos podem absorver o cheiro. Também deve-se limpar as paredes internas da geladeira e do freezer após retirar o gelo. Limpar com um pano umidecido em água limpa, com algumas colheres de vinagre, que ajuda a tirar odores desagradáveis e ao mesmo tempo desinfetar. O profissional também recomenda limpar a borracha da escotilha: “lavar com detergente, secar bem e colocar de volta”.
Passo 4: Como limpar o congelador
Claro que para limpar o congelador é necessário esvaziá-lo e descongelá-lo, mas é importante seguir as instruções do fabricante antes de iniciar o processo de limpeza. Outra dica é verificar se o freezer também possui superfícies removíveis antes de começar. Se você os tiver, faça o mesmo que fez com a geladeira: retire-os e lave-os na pia com água e detergente. Para os refrigeradores modelo Frost Free, não há necessidade de limpar o freezer porque o gelo é seco e costuma ter uma camada bem fina que evita o acúmulo de gelo e sujeira.

Passo 5: Como limpar o freezer
Limpar o freezer não é muito diferente de limpar a geladeira e o freezer, pois existem apenas algumas funções especiais. Antes de limpar, deixe o aparelho fora da geladeira por um tempo prolongado para que as crostas de gelo, que geralmente são maiores do que as do congelador, para que possam ser removidas com mais facilidade. Espere todo o gelo derreter e retire a água que se formou. Lembre-se que o freezer pode ser descongelado a cada 6 meses. Tente limpá-lo em um dia em que a unidade não esteja muito cheia, para que os alimentos armazenados não estraguem, porque no freezer você tem que manter tudo na geladeira por mais tempo. Caso não seja possível, é muito importante que o alimento seja colocado em caixa de isopor com gelo, conforme sugerido anteriormente, ou em bolsa térmica e refrigerado. Comece tirando tudo do freezer e jogando fora os alimentos vencidos.
Passo 6: Deixe a geladeira secar bem antes de religar
Esse é o passo mais fácil, não tem mistério. Você precisa deixar a geladeira bem seca antes de voltar com os alimentos. Mas antes disso, coloque na temperatura adequada para sua geladeira funcionar melhor.
Passo 7: Limpando a area externa
Para limpar a parte externa da geladeira, primeiro você deve prestar atenção ao material de que é feito. Verifique o conteúdo da sua geladeira. Por exemplo, uma geladeira de inox requer mais atenção. Tenha cuidado ao usar produtos de limpeza, pois eles podem causar manchas dependendo da composição. Escolha um pano úmido e limpe com água e detergente neutro. Pode-se usar uma esponja lisa em geladeiras comuns, que não danifica o material nem risca a geladeira. É recomendando um pano úmido e detergente neutro ou uma esponja com lado macio. Após o uso detergente neutro, limpe o excesso com um pano limpo e úmido. Outro truque interessante é passar um pano ou spray antibacteriano na maçaneta da porta da geladeira, já que esse é um dos locais da cozinha com mais bactérias.
Essa foram nossas dicas de hoje, para saber mais como cuidar da sua geladeira clique no link abaixo.
Leia o artigo: Quando limpar a sua geladeira.
Esperamos muito que tenha gostado, compartilhe esse artigo e deixe seu comentário. Obrigada!